Monday, January 31, 2005

"Rock'n'Roll Ain't Noise Pollution"

Há uns tempos li um blog que tinha um artigo sobre poluição sonora em Lisboa, infelizmente já não me lembro qual o domínio da página. Na altura não dei muita importância ao assunto, mas ele indicava bem o tipo de problemas na cidade, que ia desde o revestimento das infra-estruturas que reflectiam o som em vez de o absorver, à falta de sítios calmos em que se podia escutar apenas o silêncio.

Como vos disse não liguei muito, até que há uns dias, ia eu sair para comprar pão (sempre consegui as carcaças de forno de lenha Heimdal!!!), quando apercebi-me da gravidade do assunto. Estava eu a ouvir a minha musiquita (Fates Warning, penso...) e pensei para mim mesmo: "deixa cá baixar o volume dos fones que isto faz-me mal aos ouvidos", assim ia a fazer, mas mal desci as escadas do meu prédio que fazem ligação à estrada de Benfica, apercebi-me que o volume da música não iria ser em muito reduzido: passa um autocarro e a música, que inicialmente me fazia doer os ouvidos, foi completamente abafado. O ruído dos carros a passar faziam com que os sons emitidos pelos meus fones fossem quase imperceptíveis.

Uns dias após o sucedido, resolvi fazer a seguinte Experiência: liguei o AVLS (controlo do volume para não danificar os ouvidos) do meu Discman e prossegui com o meu dia normal sem o desligar. Registo de resultados: apenas me foi possível percepcionar decentemente a música em cerca de 33% do tempo decorrido em: percurso para a escola (constituído principalmente pela Estrada de Benfica), intervalos da escola (nos quais mal entrava no pavilhão central da D. Pedro V, os belos dos Ozone monopolizavam as ondas sonoras) e finalmente percurso de regresso a casa (com menos movimento a Estrada de Benfica não era tão ruidosa como de manhã, mas continuava a ter períodos de imprecepção completa da música). Interpretação de Resultados: vou ter que estudar o assunto para descobrir se o dano provocado pela utilização de fones é simplesmente devida à proximidade aos ouvidos ou pela intensidade de ondas recebidas pelos ditos. Se esta última hipótese se verificar, então tenho a dizer que: "O problema dos putos serem surdos não é dos fones mas sim da porra da poluição sonora a que estão expostos todos os dias". Conclusão: 1.É aconselhável, a todos os indivíduos que frequentam os locais alvo do estudo, que comecem a utilizar aquelas protecções auditivas utilizadas pelos operários das máquinas fabris, sob o risco de quando chegarem a idades avançadas, a incidência de surdez na população seja superior à média neste grupo de indivíduos (digam lá Sue e Heimdal, não era fixe ver o pessoal todo do central com umas cenas vermelhas na cabeça?) 2.Após estudado o fenómeno, conclui-se que o Rock não é porra nenhuma poluição sonora!!!. Criticas à experiência: rigor cientifico perto da nulidade :P. Sério desrespeito por parte da empresa de transportes públicos Carris ao álbum "In Absentia" de Porcupine Tree.

P.S. - Perdoem-me o longo período sem publicar nada no blog, mas a semana passada foi complicada em termos de tempo para me dedicar a estas práticas, esta pelo menos não tenho testes hehe!!

Abraços para todos [[[]]]

3 Comments:

Blogger Pedro said...

Muito bem, excelente utilização do método científico :p Bah não me cheira que os fones sejam assim um grande perigo para a audição, comparado com aqueles horrorosos autocarros da Carris, ou os aviões a razarem a Cidade Universitária de 2 em 2 minutos... ou com a TVI, seja qual for a hora do dia! Ena ena, somos vizinhos durante a semana! Eu "vivo" atrás da Igreja de Benfica, tas a ver a Calçada do Tojal?? Mas agora tou de férias back in Palmela City. Bom, fika bem e continua a ouvir boa música, assim como assim os ouvidos são para gastar :p

2:14 AM  
Anonymous Anonymous said...

Pois é, realmente quase que somos levados a aumentar o volume dos fones para conseguirmos ouvir a nossa música decentemente. Mas olha que há realmente jovens que ouvem música aos altos berros sem ser necessário. Tipo estar tudo silencioso mas ter o volume no máximo à mesma; isso eu já considero desnecessário. Eu gosto de ouvir a música num volume mediano pra conseguir ouvi-la, mas n forar os timpanos. Mas pronto, não é o rock que é poluição sonora, lá isso é verdade!

bjs
SuePs: havia de ser giro, no central só cabeçorras vermelhas. Baza sugerir isso ao concelho executivo?? =P

5:56 PM  
Blogger offtopic said...

realmente essas afirmações "os jovens hj em dia ouvem akela musica maluka muuito alta e nem sabem dos males k akilo lhes vai fazer à saude" --> dito plo meu dad, pessoas mais "estupida-com-a-mania-k-sabe-tudo-à-face-da-terra"... ora, ele como tantos outros cotas que têm na mania quando chegam a casa o que fazem é o seguinte (e olha k tou a falar de casa, sitio onde a poluição sonora da cidade geralmente n entra):

senta o cu, quanse em frente à tv, mete a porcaria do som quase a chegar ao maximo (tanto que eu no quarto e de porta fechada ouço), depos vai para a cozinha, sim sem desligar a tv da sala, ja a hora do jantar e mete-sea conversar com o meu irmao a altos berros, nao k o meu irmao seja surdo.. mas enfim o cota é mm assim
(kd tenho k atender o tel com o chamada dele tenho mm k distancia-lo do ouvido)

cm vez n é so mm os casos k apresentas-te mas tambem parte da estupidez do "homem comum".. ou "velho comum"... sei la :P

3:06 AM  

Post a Comment

<< Home