Tuesday, January 04, 2005

Apenas Música...

Bem estou a ver que aqui o "Heimdal" não tem parado de fazer novos posts para este blog que ainda é uma "criança" (BTW: parabéns Guika pelo teu ano a blogar, e já agora também Deadly Sue que também estás lá perto, pelo que consta ;)) Eu tenho estado a tratar mais do que diz respeito ao aspecto visual deste nosso mundo, Midgard.

Mas hoje, finalmente, surgiu-me algo q gostaria de partilhar... Tudo começa quando eu vou à pasta da música aqui no meu querido PC, e, ao ver a pasta com o nome de "Porcupine Tree", resolvo por a tocar os albuns que eu possuo desta banda: "In Absentia" e "Light Bulb Sun". É neste ponto em que eu me situo: estou em frente ao monitor, simplesmente a ouvir algo q alguém compôs, e lembro-me de uma conversa que tive com o Heimdal: "- Bolas será que este pessoal tem a noção de o quanto a música que eles fazem transmite às outras pesoas?"

É incrivél como se é capaz de exprimir uma carga emocional tão grande em meros minutos de instrumentos a produziem sons. A música composta por esta banda (juntamente com uma selecção mais ou menos restrita de algumas outras) é capaz de despertar em mim sentimentos que na vida quotidiana jamais os sentira, algo de completamente novo e reconfortante. Muitas pessoas ouvem música simplesmente por ouvir, tabém o faço como é óbvio, momentos em que ponho música a tocar simplesmente para dar ambiente, fazer companhia, sem ter de prestar muita atenção ao que oiço. No entanto aquele bocado do meu tempo livre que dedico a ouvir um álbum com mais atenção é que me faz gostar tanto disto. Para quem nunca fez isto, ou para quem o fez poucas vezes aconselho o seguinte:

1º passo: chegar perto da aparelhagem/PC e escolher um CD de que gostem;
2º passo: ligar aqueles auscutadores grandes que estão guardados na gaveta, aqueles que nos fazer adquirir um aspecto meio alienigena, esses mesmos... coloquem-nos nos ouvidos;
3º passo: carregar/clicar no play e acomodarem-se no local confortavél;
4º passo: (opcional) terem as letras das músicas ao pé, algumas vezes pode ser vantajoso não as ter, uma vez que se calhar desviam um bocado a nossa atenção da música em si, mas é sempre bom ter-se um conhecimento delas...
5ºpasso: relaxar e tentar tomar atenção até ao mais pequeno pormenor da música.

Espero que gostem deste bocado, se não gostarem há umas quantas hipóteses para a razão de ter falhado... 1ª - terem escolhido um CD que não gostassem; 2ª- Caso gostem do CD e tenham apanhado "uma seca", pode ser que o álbum não tivesse este objectivo, mas apenas sim o tal efeito ambiental; 3ª-Se o CD não tinha um objectivo meramente ambiental, tenham apanhado à mesma "uma seca", e gostavam do dito CD, então é porque se calhar não existem assim razões tão fortes para o apreço que têm a essa cena redonda :P; 4ª e última hipótese, acharem que eu sou estúpido em tar para aqui a pregar estas coisas e aí o melhor mesmo é não darem muita atenção ao que eu digo :P.

Bem já me prolonguei demasiado se calhar, comentem ;), fica para uma outra vez falar da tal selecção de bandas, dos estilos etc... fica apenas a referência então aos Porcupine Tree q são uma banda britânica de Rock progressivo com excelentes reefs acústicos, letras geniais... é pá... oiçam porque não dá para estar aqui a referir todos elementos da música tão preenchida que eles fazem... fiquem bem e voltem sempre :)

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

axo k sim, axo k sim... é vrdd já fiz isso de apreciar um cd, mtas vezes qnd tou em casa sem fazer nd =) mas mtas vezes qnd tou a ouvir musica por ouvir dou por mim a reparar num pekeno pormenor da musica e de repente faz-se akele "clic" e mm sem me aperceber apaixono-me pela música...são pekenos versos, pekenas partes da melodia, alguma magia inerente a essas músicas k as tornam especiais a uma certa altura... enfim, em relação à cena do meu blog fazer anos, epah, é mais pra 20 de janeiro ou assim (tenho de ir verificar) mas bigada =) eu na altura faço um post apropriado!

Bjs miudo gostei mt do artigo

Deadly Sue

10:41 PM  
Blogger offtopic said...

hihi, bigadas pela publicidade ^_^

olha, eu tb sou dessas pessoas que sabe o mais pekeno pormenor das musicas k ouve!
nao sei pk mas a musica sp me tocou muito, tanto que aos 18 (idade k a minha mae ja n podia dizer nada) la fui aprender viola... depois guitarra...
As vezes acho que antes de ter esta capacidade de transpor a musica ca para fora eu nao era verdadeiramente feliz.. e sim, posso nao tocar peva mas o que interessa é que se trata de uma forma de expressao, né?
So... nao acho nada estranho esses procedimentos de ouvir musica, cheios de passos (nº1.. nº2.. etc).. eu tenho 1 ainda mais estranho! quando vou tomar banho gosto de ter musica.. quer dizer.. GOSTO (e exijo) ter musica para ouvir antes, durante e após o banho... ja cheguei ao cumulo da minha mae vir desligar a musica e eu me levantar da banheira, vir a pingar rios de agua ate ao kuarto e voltar pra la! (louca.... lol)

Quanto a essa banda, nao conheço... inculta... mas assim k tiver tempo e meios sako algumas musicas! ;)

kisses :P

2:32 AM  
Anonymous Anonymous said...

bom comeco

5:48 AM  

Post a Comment

<< Home