Tuesday, January 11, 2005

Manifesto sobre a Blogosfera

Desde que criámos este blog, tenho vindo a navegar cada vez mais por novos blogs com o objectivo de não só , através dos "comments", dar a conhecer o nosso "Em Midgard" (não é Heimedal!!! Haja quem o faça !!!), mas também para aumentar ali a curta lista dos "Links para outros mundos" com blogs que realmente me despertem intresse.

Desculpem-me o seguinte comentário com um tom de acusação, mas o que eu tenho vindo a constatar na minha busca é que as tais listas de links da maior parte dos blogs são excessivamente grandes e por isso perdem toda a sua utilidade. Era suposto que um leitor, satisfeito com o blog visitado, tivesse uma lista de atalhos ao lado que poderia seguir, tendo uma probabilidade alta de gostar das páginas a que estes o levavam. Infelizmente, na realidade não acontece isto, então ao exprimentar os primeiros três ou quatro links, rápidamente dá-se por vencido e desiste, pois pensa: "Que raio! isto não me está a levar a lado nenhum!", deixando assim de parte as páginas ali anunciadas que realmente lhe poderiam agradar. Dito isto espero que o "Em Midgard" não venha a cair nesta facção de blogs tão criticada por mim.

Já agora, para não perder a maré de mal dizer (mas sim talvez perder toda a simpatia dos meus [pocos mas bons] leitores), aproveito e faço também uma outra observação negativa à Blogosfera (^_^): muitas pessoas desistiram do "universo do Blog" por constatar que era preciso dispender muito tempo até encontrar páginas que realmente lhes dissessem alguma coisa. Existia uma quantidade imensa de blogs que consideravam "lixo electrónico", tristemente tenho que concordar, pois de facto a maior parte das minhas buscas foram de certo modo decepcionantes. Mas aqui novamente culpo as infindáves listas de Links, se houvessem circulos de intresses através destas listas, esta procura seria em muito facilitada. Seguindo um conselho de um autor que eu tenha gostado, poderia mais fácilmente encontrar um outro com características semelhantes. Como é obvio, um universo tão grande de leitores terá os mais variados gostos imagináveis, logo conteúdos que eu possa considerar "lixo", muitos outros terão o maior intresse neles, então é incorrecto eu desejar que eles desapareçam, mas posso sim desejar que estes blogs se encaminhem uns aos outros. Diexo assim um apelo: reduzam as listas de Links *#$%&*! ;)

Mas chega de falar mal aqui do nosso pequeno universso. O que é um facto, e ninguém o pode negar, é que a criação deste meio veio a aumentar ainda mais a nossa liberdade de expressão. O que anteriormente era controlado quase únicamente pelos média, e logo limitado a um segmento restrito da população, hoje, e cada vez mais, pode ser transmitido por qualquer cidadão comum. Não necessitando de um curso de jornalismo, nem grandes conhecimentos informáticos, nós temos à disposição um imenso público em continuo crescimento.

Fico feliz por constatar que é possivel gerar um ambiente tão saudável como este... por isso força àqueles que contrinuem para uma blogosféra melhor: Foça Sweet and Deadly Sue com as tuas bonecas malévolas! Força Guika na continua busca do teu Paradigma Inexistente! E Força Putos na vossa infância eterna!
Entre muitos outros que me são desconhecidos, estes são alguns expemplos da razão por que aderi a isto, "«Blogers» de todos os paises uni-vos!", uni-vos por uma blogosfera melhor!

(P.S.- as minhas qualidades retóricas não são as melhores, por isso perdoem-me a maçada :P)

9 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Bem, acho que tenho várias coisas a dizer:

1- Oié, viva a liberdade de expressão, viva os blogs! =P
2- Pois bem, realmente há pessoas que têm um exgerado número de links... Mas a meu ver, o objectivo da maioria dos autores de tais blogs é mais ou menos o teu, o de arranjar mais leitores para o seu blog. O problema é que chegam ao extremo de por os links de todos os blogs que encontram. A lógica seria a seguinte: "se vieres e comentares o meu blog, eu ponho o teu link, e assim podes receber mais visitantes, para além dos meus comentários!". Mas esta ideia está errada: muitas vezes dá-se o caso da exaustão, como tu dizes, e em relação aos comentários da pessoa k tem o teu link no blog, geralmente ela só se lembra de ir comentar no teu blog quando tu vais comentar no dela. Bem, sejamos realistas, todos queremos ver o nosso blog bem recheado de comentários e visitantes. E cada um de nós usa métodos diferentes para tal. Há que aceitar...

3- Não digas mal da tua retórica, fizeste-te entender bastante bem =)

Eu é k acho k já me alonguei demais, e n tenho a certeza se ali no ponto 2 ficou td claro....mas n me apetece rever =P

bjs*****
Sue

4:39 PM  
Blogger Pedro said...

Oi :) Então toma lah um novo leitor do blog :) Concordo com essa cena dos links, mas ao mesmo tempo são exactamente um meio para se ir conhecendo o que há por aí. Por exemplo, eu só entrei na blogosfera há dois meses (o tempo médio d duração dum blog, segundo li!), por causa do meu irmão, e se comecei a ler outros blogs e agora o teu, foi pelos links dele e da Guika, e agora ja conheço aí uma dezena deles bacanos. Mas, claro, há um limite. O pessoal exagera, primeiro pk "ah e tal" são os amigos e amigalhaços k "temos" k promover, e depois tb há akeles k linkam para blogs afamados para dar ares d intelectual, k eu axo fatela. No meu blog, tenho meia-duzia d amigos linkados, e depois mais 3 ou 4 k simplesment curto. Mas isto dos blogs é como tudo o resto: há a bolha inicial, a "moda", muita quantidad e pouca qualidad, até ao dia em k sobrevivem os bons e os outros desaparecem. Segundo o k me dizem, esse momento já está a acontecer. Ja agora, convido-vos a visitarem o meu :) Inteh!

11:17 PM  
Blogger Carina Simões said...

Quanto às listas de links, nem comento tão pouco. A minha lista de outros blogs tem 9 links, 8 dos quais aprecio particularmente em segui-los, daí os recomendar. Posteriormente tenho 3 sites q aconselho e 4 lojas do estilo q sigo. Tudo devidamente separado por blogs favoritos, sites e lojas favoritas respectivamente. Acontece muitas vezes que nem tem nada a ver com o nº de visitas no teu site, nem relativamente à pequena "chantagem" de: "Se não fores ao meu blog comentar, eu não te «linko»" - Existe essa situação sim, mas verifico isso, na maioria das vezes, em blogs de pessoas jovens, nomeadamente na faixa etária de 14/17 anos. Independentemente de muitos ou poucos links, só vou aos que me chamam atenção. Tu, por exemplo, podes ter aí 3 links, e se calhar a mim não me dizem rigorosamente nada a mim. Talvez se tivesses mais, houvesse algum que me cativasse a atenção. Sendo assim, não me parece. Isso é como o mercado. Quantas marcas encontras, por exemplo, de detergentes para a roupa? Não é pela vasta escolha que um consumidor se cansa e desistir de optar por uma. Pensa nisso.

10:11 PM  
Blogger Carina Simões said...

Apenas para confirmar, nada de interessante verifiquei nos links que tens. Não vais linkar mais nada, não?

10:22 PM  
Anonymous Anonymous said...

Bom, na verdade, os blogs agora sao "uma moda". Não sei como aderi a essa tao chamada "moda", mas não por toda a gente ter um k eu tb tenho! O meu blog serve para desenvolver a minha escrita (seja ela boa ou nao) e, principalmente, para imortalizar os meus pensamentos. Quanto aos links, bom, isso depende muito das pessoas. Tu podes linkar apenas os blogs que visitas e que gostas realmente de ler, depois há os que linkam toda a gente que os linka ou que comenta la no seu blog... N tenho uma opinao formulada quanto a isso. Vou a um blog, gosto, comento, nao gosto, nao comento. Comigo é assim que funciona. Quanto aos linkes, por acaso actualmente nao tenho ng linkado, mas no meu blog antigo linkei apenas os blogs que visitava frequentemente. E pronto, sem mais nada a acrescentar, desejo boa sorte pro teu blog, e visitarei os blogs que sugeriste! Um deles sei k ja visitei e gostei! Vamos aos outros! =) Beijinho ****** Anewstart (www.dedicadoanos.blogs.sapo.pt)

11:41 PM  
Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

11:41 PM  
Blogger Dementia said...

I actually started posting at the beggining of 2004 on the server from Sapo. Than I moved on to blogspot mainly because sapo was getting me much of a hard time when I decided to post some of my poetry. So now I post in blogger and attending to the links issue, they're mainly moste of the blogs that mean something to me, the ones that I feel that I should share knowledge of with others that eventually may stop by my own. the links on the web sites are mainly on the same selection theme: my own interest and my will of sharing it with others.
Meanwhile I'd like to thank you for your comment Tyr, and I do know my dying bride, as for I do love doom metal, but I rather be honest with you, I'm much more of a Anathema fan :) thou MDB is also great, actually all the doom metal area is really no mean feat.

8:59 PM  
Blogger Dementia said...

just to add *most ( not moste ) :P

it can't all be perfect isn't it ?

9:01 PM  
Blogger offtopic said...

bem, isso dos blogs é um bocado manhoso... afinal os meus gostos podem ser diferentes dos teus ou de outras pessoas quaisqueres logo desde ja qualquer pessoa com o minimo de inteligencia percebe k nós apenas linkamos as coisas que achamos interessantes afim de dar a conhecer pessoas com os mesmo interesses ou ideias que nós proprios!

claro que ha muita porcaria por ai.. especialmente aqueles blogs dx pexoax k flm axim e k dpx dá 1porrada d trabalhox pa ler... apenas a minhas opiniao, ah, tb n gosto aqueles k fazem blog unica e exclusivamente de poemas... um poema aki e ali sabe sempre bem mas.. as vezes gostamos de sentir o lado mais humano da pessoa, os seus problemas e as suas ideias sem ser em poemas.. abertamente.

Contudo somos todos iguais e penso que mm assim todos temos direito à palavra! benditos blogs.. ou melhor bendita blogosfera! :)

12:21 AM  

Post a Comment

<< Home